Notícias

“O Engenheiro Mecânico é o mais versátil de todos os Engenheiros”

A necessidade da criação deste curso foi manifestada designadamente por parceiros empresariais, dos quais se pode destacar a Associação Empresarial do Distrito de Santarém (NERSANT).

A licenciatura em Engenharia Mecânica visa responder à procura de técnicos com formação superior, capazes de contribuir para o desenvolvimento da indústria da região. A Escola Superior de Tecnologia de Abrantes insere-se numa região com forte implantação da indústria metalomecânica, com grande necessidade de inovação de modo a fortalecer a competitividade das empresas a nível nacional e internacional.

O curso de Engenharia Mecânica da ESTA assenta no desenvolvimento de um conjunto muito diversificado de competências que permitem assegurar aos estudantes e profissionais de Engenharia condições de integração profissional num vasto leque de saídas profissionais e em circunstâncias similares às que são proporcionadas pelas instituições de referência de ensino universitário do espaço europeu.

Ainda com o intuito de reforçar a vertente prática tem-se procurado recrutar docentes com experiência profissional relevante, associada, nalguns casos, a currículos académicos relevantes.

A metodologia de ensino aposta no uso de equipamentos reais e de ferramentas computacionais e de simulação. Seja com o recurso a uma máquina ou ferramenta, aos ensaios mecânicos de materiais ou a programas de simulação, a formação dos alunos de Engenharia Mecânica da ESTA inclui sempre uma forte componente de experimentação laboratorial.

Laboratórios

Laboratórios Disponíveis

  • Laboratório de Ensaio de Materiais
  • Laboratório de Instrumentação e Automação Industrial
  • Laboratório de Tecnologias Energéticas e Fluídos
  • Laboratório de Física e Química
  • Laboratório de Desenvolvimento de Produtos
  • Laboratório de Inovação Industrial e Empresarial

 

A ESTA

É de Abrantes e é uma mais valia para a comunidade. Com mais de 10 anos de provas dadas, a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes é uma instituição estruturante no concelho. É sinónimo de competitividade. É estratégia e visão de futuro.

Bolsas de estudo a atribuir pelo Rotary Clube de Abrantes

Estão abertas as candidaturas a bolsas de estudo a atribuir pelo Rotary Clube de Abrantes.

Os documentos necessários estão à disposição dos candidatos no secretariado do curso de LEM.

Essas fichas são apenas para os alunos que concorrem pela primeira vez. Os que já são bolseiros são contactados directamente pela Fundação Rotária Portuguesa.

A ficha de candidatura, depois de preenchida, deve ser entregue ao Dr. João Tavares – Farmácia de Alferrarede ou ao Engº. José Luis Silva – GJSilva em Abrantes.

9º Encontro de Engenharia Mecânica

40 engenharia mecanica a

Inscrições com a D.Adília (futebol e almoço do dia 25.05.2013)

Programa

Dia 24 de Maio

  •  14h Augusto Gaspar – Estágio Solidário no Quénia (Edifício Milho, sala M0T1)
  •  14.30h Fábio Navalho – Estágio extracurricular em Itália na empresa (Edifício Milho, sala M0T1)
  •  15h Carlos Rumor – Projecto e teste de moldes para injecção de plásticos (Edifício Milho, sala M0T1)
  •  15.30h Miguel Vitorio – O trabalho na MDF
  •  16h – “Organização da Manutenção na empresa EuroAtlantic Airways – Transportes Aéreos S.A. “, com o orador convidado Sr. Engenheiro Técnico Paulo César Simões. (Edifício Milho, sala M0T1)

Dia 25 de Maio

  •  10.30h – Jogos de futebol
  • 13.30h – Almoço-convívio em local a designar (ESTA ou restaurante em Abrantes)

Dia 30 de Maio

  •  18h – Curso breve sobre Ciclo de Vida de Produto
  • Entrega de certificados de presença (Edifício Milho, sala M0T1)

Em data a agendar (sábado)

  • Curso de Robótica

Acesso ao ensino superior – Maiores de 23 anos

Sem Título

http://www.ipt.pt/acesso23/

O Exame extraordinário de avaliação de capacidade para o acesso ao ensino superior para maiores de 23 anos passou a designar-se por:

«PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS».

De acordo com o Decreto-Lei 64/2006 de 21 de Março estas provas tem como um dos objectivos, a promoção de igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior, atraindo novos públicos, numa lógica de aprendizagem ao longo de toda a vida.

Qual o Objectivo das Provas:

As provas visam avaliar a capacidade para a frequência de um curso de licenciatura num estabelecimento de ensino superior.

Quem Pode Ser Candidato:

Poderão inscrever-se para a realização das provas os candidatos que completem 23 anos até ao dia 31 de Dezembro do ano que antecede a realização das provas.

Aonde será feita a candidatura:

inscrição para a realização das provas será apresentada no estabelecimento de ensino superior onde o candidato pretende ingressar.

Como será feita a avaliação:

avaliação da capacidade para a frequência integra, obrigatoriamente:

a) Apreciação do currículo escolar e profissional do candidato;
b) Avaliação das motivações do candidato, que pode ser feita, designadamente, através da realização de uma entrevista;
c) Realização de provas teóricas e/ou práticas de avaliação dos conhecimentos e competências considerados indispensáveis ao ingresso e progressão no curso, as quais podem ser organizadas em função dos diferentes perfis dos candidatos e dos cursos a que se candidatam.

Como serão Classificados os Candidatos:

Todas as componentes da avaliação serão classificadas numa escala numérica de 0-20. Aos candidatos aprovados, o júri atribuirá uma classificação final, expressa no intervalo 10-20 da escala numérica inteira de 0-20. Caso a classificação final seja inferior a 10, o candidato será classificado como Não Aprovado.

Quais serão os efeitos :

A aprovação nas provas para o acesso ao ensino superior produz efeitos para a candidatura ao ingresso no par estabelecimento/curso para que tenham sido realizadas.

Creditação

Os estabelecimentos de ensino superior devem reconhecer, através da atribuição de créditos nos seus ciclos de estudos, a experiência profissional e a formação dos que nele sejam admitidos através das provas.

Pós-Graduação em Produção Industrial

banner-pag-pos-grad-prod-ind

Abertura de candidaturas para o curso de Pós-Graduação em Produção Industrial decorrem até 27 de Março.

Os principais objectivos da formação são:

Formar profissionais aptos a liderar equipas de produção, de manutenção industrial e de qualidade;

Difundir novas metodologias e conceitos de produção com especial atenção no lean manufacturing. 

 Mais informações:

 Pós-graduação em Produção Industrial

http://portal.ipt.pt/portal/portal/posgradPI

 Plano de curso

http://portal.ipt.pt/portal/portal/posgradPI/plano

 Programa das unidades

http://webmanager.ipt.pt/mgallery/default.asp?obj=3655

Trabalho de aluno da ESTA em destaque no blog oficial da SolidWorks

O Concurso da educacional da solidworks está em destaque no Blog para Professores da SolidWorks (ver link abaixo) e na página SolidWorks Education no Facebook.
A opinião de Marie Planchard, Directora mundial para os mercados educacionais na SolidWorks, é muito elogiosa para o Concurso e o Projecto do aluno Carlos Filipe é um dos destacados.